segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

[REC]



Para mim, os melhores filmes de zumbi são 28 Weeks Later, Dawn of Dead (2006) e [Rec].

[Rec] é um filme estilo The Blair Witch Project, quanto à câmera. É original e manterá a tensão o tempo todo.

O filme é um falso documentário sobre um programa de TV que pretende fazer uma reportagem sobre o corpo de bombeiros durante a noite, “Enquanto você dorme”. O começo bobo durante o corpo de bombeiros tenta parecer que tudo seria real. A partir daí, chupa essa manga!

A sorte que Balagueró tem é de dar susto, vi Darkness que é uma bosta, mas entra no rol do horror pela cena que a entidade esta grudada no teto quando as pessoas tentam fugir da casa e pelo final perfeito.

Mas o que tem de melhor é que, sendo um filme barato, se torna brilhante pela intensidade que torna as produções recentes complexadas.

Motivos bons:
1. Os atores em cena estão apaixonantes. Ainda que pareça simples, o uso do plano subjetivo com câmera de TV deve ter sido um inferno pros diretores, ainda mais quando tem que justificar o uso quando perseguem os zumbis.

2. Os personagens, desde os chineses até a maricona, são estupendamente descritos com pequenas palavras e cenas. O fato de usar atores completamente desconhecidos faz crer um pouco mais. Os bombeiros parecem bombeiros de verdade e que dizer dos avozinhos (fofos) e falando nisso, não me lembro onde foram parar eles (rs), tenho que rever o filme. Mas o que mais gosto é a ironia que persevera entre os condôminos.

3. Objetivo conseguido, a critica do lixo que é a TV atual (pessoas sofrendo).

4. O final é precipitado e justificado, não tem necessidade de atar fios soltos com uma explicação ou um giro de argumento de ultima hora, aqui temos pistas que nem mesmo os protagonistas sabem decifrar.

5. 15 minutos, o espectador tem decepção e fica impaciente. 25 minutos, começa a ficar nervoso; 35 minutos, o coração esta na boca; 50 m, o pesadelo continua e cada vez piora; nos últimos 5 minutos, acha que tudo terminara bem, minutos de angustia total...

PABLO, SIGUE GRAVANDO PORRA..................................


SPOILERS

A cena da suposta menina possuída fora do porão entra pros anais do cine de horror.

Nota 8

Um comentário:

NIÉRI NASTHER disse...

Gosto muito das tuas críticas dos filmes, são ótimas e inteligentes. Você merecia estar numa coluna de jornal especializada em cinema!!
Vc é d+!!! Te adoro!!!!