terça-feira, 1 de janeiro de 2008
Desejo e Reparação (Atonement)
Tenho medo de adaptações de livros para o cinema, mas quando li o nome do diretor... Suspirei com tranqüilidade, ‘não me decepcionarei’, pensei e aconteceu. Com uma taça de café recém passado me acomodei para assistir essa obra prima.
Fiel ao seu estilo, seguindo o ditado ‘uma imagem vale mais que mil palavras’ é capaz de mostrar o estado de ânimo de cada personagem, sentimentos, etc... Simplesmente enfocando o ator e observando uns segundos te transmite tudo àquilo que num livro ocupa três pagina cheias de deliciosos detalhes.
A parte do finíssimo e intocável estilo de Wright quero destacar três coisas:
1. Seamus McGreavy, diretor de fotografia, que depois de ver seu trabalho em “As Horas”, não podemos esperar algo menor.
2. O elenco; Keira, esta perfeita, porque enfrentou um papel que requer um profissionalismo que demonstrou ter; James, só me vem uma palavra à mente, PERFEITO... Assim é como defino sua atuação, plasmando seu personagem assustadoramente bem; e entre as três Brionys, fico com a primeira.
3. Marianelli, como poderia esquecer do maestro. É curioso que na primeira faixa da OST e do filme, mediante o som das teclas de uma maquina de escrever, nos mostra o estado eufórico de criação em que se encontra Briony. Outra faixa memorável é “Elegy for Dunkirk”, neste caso tem que ver a cena para saber por que tem que destacar tanto a melodia quanto a cena em si.
Um desses filmes que temos que ver por varias vezes para poder desfrutar cada detalhe. A fotografia preciosa, cada detalhe, cada vestido, a decoração, o jardim, as zonas devastadas pela guerra. A maquiagem que é capar de ir marcando épocas na vida dos personagens e não me refiro a idade e sim as mudanças fundamentais para a historia como o inicio de Robbie, cheio de esperanças, sua queda ao fundo do poço, os efeitos da guerra, a dor, quando se recupera as forças.
O roteiro é uma adaptação certeira, não perde os momentos que faz do livro um clássico e da vida as palavras de uma maneira única.
Oscar na certa.
Nota 10
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário