quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Half Nelson


O exito de um filme pode ser: bilheteria, critica, carinho do publico, ...etc. Pessoalmente acredito que um filme tem exito se ele cumpre seu objetivo.


Nesse caso diria que Half Nelson é um fracasso. Aqui estamos frente a uma mistura de A sociedade dos poetas mortos e Mentes perigosas. A historia é a mesma de sempre, professor tenta ajudar os alunos de uma escola da periferia, so que aqui o professor é um viciado em crack.


O inicio é interessante, o problema é que pouco a pouco o interesseante vai se deslizando ate a mediocridade. Diversas tramas entram e saem, sem muito sentido, rascunhos de personagens sem definição, supostos conflitos familiares não explicados e muita, mas muita paciência.


Claro que o filme planta uma certa critica à sociedade estadunidense e sua burguesia. Na sala de aula, temos uma fervorosa defesa dos direitos civis atraves de metodos de esquerda como o materialismo historico e a dialética. Apesar de ser tendenciosa , talvez esses são os melhores momentos de Half Nelson.


Juntando a isso, temos a impecavel atuação de Ryan Gosling, que com sutileza interpreta um personagem aborrecido com a vida e agoniado com a desesperança vital, contrariando a luta que faz com seus alunos.


Se não tiver nada pra fazer, da pra assistir, acompanhado com cafe, coca-cola, cocaina, anfetaminas ou qualquer coisa que não te deixe dormir. Talvez seria mais oportuno algo mais concreto e com mais definição, tanto no estilo , quanto no argumento, ja que a sensação é qa que Ryan Fleck se ampara na estética indie pra justificar certas pobrezas do filme.


O melhor: Ryan Gosling

O pior: não consegue emocionar, somente aborrecer.



Nota 3


Nenhum comentário: