domingo, 23 de setembro de 2007

Death Proof


Tarantino busca , absorve, copia, imita, mistura, recicla, sacode, engole e finalmente nos da a materia prima que mantem intacto seu estilo. Algum cineasta teve exito em copiar o estilo tarantinesco? Copiar o copiado com talento?Agora com Grindhouse tem o espaço adequado, uma clara homenagem aos filmes sessentistas e setentistas que se projetavam nos cines especializados em 'exploitation' e 'double feature', onde um filme mal feito, normalmente com os rolos danificados, era projetada com um futuro incerto.
Tarantino, imita, destroi e reconstroi sem renunciar o proprio estilo."Death Proof", é uma revisão contaminada dos slashers fantando o respeito e destruindo-os: psicopata sem mascara que utiliza outro meio pra assassinar brutalmente a jovens moçoilas, que imita diretamente a Russ Meyer em "Faster, Pussycat! Kill! Kill!" e referencias proprias (Pulp Fiction), reconstruindo o genero em duas partes. Tarantino é esperto e deseja que conheçamos os personagems pra adotar uma entidade dramatica. Que importe a nos o que eles façam, o que sentem e o que acontece; pra isso usara sua arma principal e mais afiada: os dialogos. Com uma sequencia exemplar de uma conversação num restaurante e utilizando alguns truques de Willian Castle, os 'missing reels', que proporciona vazios com elipses atemporais e e suas imagens tremidas em momentos chaves do filme, Tarantino nos mostra novamente que é um cinefilo de videoclubes e sua incrivel capacidade de fazer uma requentado de arte que poucos podem alcançar.

Porque disso se trata, render homenagem a generos tao unicos e tao menosprezados.Se nota que ele esta se divertindo, disfrutando com uma criança pequena quando ganha um pirulito e tenta passar essa sensação ao telespectador. Como é habitual no cine de Tarantino, ele nos oferece personagens magnificos, polidos ate o minino detalhe. Stuntman Mike (interpretado por um Kurt Russel perfeito) é maravilhoso, apesar de ser um psicopata perverso, é um personagem que vamos recordar por muito tempo. Os atores, todos e cada um deles, estão excelentes. Russel realiza possivelmente a melhor performance da carreira. Rosario Dawson, Vanesa Ferlito, Zoe Bell, Sydney Tamiia Poitier realizam um trabalho fantastico.
Tecnicamente é bem criativa. Tarantino realiza um grande trabalho atras das cameras ( nas cenas espetaculares de perseguição e dos choques, sem esquecer a magistral sequencia do cafe), uma otima montagem de Sally Menke e uma boa fotografia, especialmente na primeira parte do filme, destacando a excelente escolha da trilha sonora e um delicioso roteiro. "Death Proof" consegue ser entretenimente de primeira 'catiguria', sem esquecer a homenagem ao cinema que fez Tarantino amar o cinema.
nota 10

Nenhum comentário: