domingo, 23 de setembro de 2007

1408


Otimo filme, para os fans do genero de horror, para os fans de Cusack, que segura o filme todo trancando num quarto 'mal assombrado' de um hotel.King se reescreve. 1408 é um dos melhores filme de terror vindo dos EUA nos ultimos tempos, ainda mais que não seja comum que as historias de King sejam adaptadas tão bem para o cine, que é o que ocorre nesse filme. O diretor consegue criar e desenvolver no filme um clima de suspense que vai desenvolvendo os espectador sem recorrer ao susto tipico conseguido com a surpresa e a musica estrondosa, que sim, existem, mas não são muitos e os que tem exatamente 3 é pra recorrer a fraldas geriatricas, um se sente como se fosse beijado na nuca, não é sustos faceis, mas arrepios, calafrios do mais profundos.
O melhor é que esse filme nos convence que existe vida no cine de terror. Só tem que dar o tom, adequado, fugindo de sensacionalismo e truculencias sem sentido. Não que a historia seja um trqatado de originalidade, mas pelo menos tem rigor e sobretudo vontade de deixar o espectador incomodado sem sustos baratos. O filme se trata de um estado permanente de angustia, de mal estar continuo e de uma inquietante claustrofobia, lembrando muito a "O Iluminado". É evidente que tem seus defeitos como por exemplo a utilização desnecessaria de nomes hollywoodianos nos papeis secundarios, isso faz que esperemos mais de Samuel L. Jacson, não por sua preguiçosa atuação mas sim pelo escasso papel.
Talvez o broxante seja seu precipitado e bobo final, mas provem de um conto de King e depois de tudo, de tantas bobagens saindo no cine de horror, temos que dar um desconto e simplesmente disfrutar desse decente filme, porque vai demorar aparecer outro com qualidade similar.
nota 7

Nenhum comentário: