quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Planet Terror


Quando parecia que o cinema caminhava pra outras direções (não me canso de dizer isso), quando a frase 'nao de faz mais cinema como antigamente' estava mais clara que nunca, quando um filme mostra algo de original em cada 50 que estreia... o cine volta a demonstrar que estavamos equivocados.


Quando tudo parecia perdido, aparece uma faisca que ilumina o tunel, algo que nos faz ter esperança de continuar a ver os filmes. Mas não lembra nada a Fellini, Godard, Ford, mas quando começa o filme , nos damos conta que estamos vivendo uma experiência cinematografica diferente do resto do mundo. Isto é 'Planet Terror', beibér.


O roteiro é de uma simplidade igual uma chupeta? Sim

Mais da metade do que acontece durante o filme tem justificativa? Não

Os dialogos querem dizer algo? Tambem não.

Sereremos pessoas melhores depois que termina o filme? Não.

Tem violência gratuita? Sim, muita, 'gracias Rodriguez'.


Poderimos continuar formulando perguntas, nas quais Planet Terror, seria o pior filme da história. Muito criticos, possivelmente catalogara de insana, loucura, perda de tempo, por parte do diretor, mas isso é porque quiseram encontrar nela algo que não existe e com isso não vão se divertir.


Temos que admitir que é irônico, um projeto surgido como homenagem a um cine caduco seja a proposta mais inovadora e original do ano. O cine de Robert Rodriguez, ainda que a primeira vista pareça o contrario, é muito pessoal e sendo assim não tem meio termo, ame ou odeia. O arguemento de Planet Terror não é nada de outro mundo, é a historia de um grupo de pessoas que lutam contra um exercito de zumbis infectados por um virus. O que importa aqui não é o que conta a historia e sim como contar-la. Já que Rodriguez é um autentico mestre da narração, um cineasta que domina perfeitamente a linguagem e o tempo cinematografico. O filme é um frenesi delirante do principio ao fim, com alguns momentos surrealistas que provocarão multiplas gargalhadas e caras de nojo dos espectadores, entre todo o sangue, visceras, desmembramentos, disparos e explosões se esconde um sentido de humor deliciosamente macabro.


'Planet Terror', é o regresso da diversão puramente cinematografica. Temos vontade de assoviar, gritar e compartir a experiencia com amigos e cerveja.


O melhor: a falta de vergonha sem limites da proposta Grindhouse.


O pior: assistir os dois filmes separados.



nota 10

Nenhum comentário: