sexta-feira, 5 de outubro de 2007

28 Weeks Later - Exterminio 2

Infinitamente superior a primeira, muito mais caótica e asfixiante. Não da tempo pra recuperar o folego, graças as cenas de suspense que combina muito bem a musica, a violência, o silêncio, os barulhos repentinos e a escuridão para criar jma atmosfera apocaliptica e de desolação.O roteiro perfeito para um filme de zumbi, continua com a inteligencia da primeira parte criticando certas instituições que em uma situação real não atuariam de forma diferente ( os militares americanos). Tem cenas inesqueciveis, como a do helicoptero contra os infetados e tambem o final que causa um impacto visual impressionante.Os personagem estao bem retratados e interpretados adquirindo cada um seu proprio espaço na historia, não existem coadjuvantes e quando parece que teremos o esteriotipo de sempre , o roteiro nos surprende dando um giro de 360 graus ao personagem.É um exercicio perfeito do horror.Se Boyle optava por mostrar zumbis cheios de raiva sendo a escoria da sociedade, Fresnadillo nos mostra algo mais intimo, um drama familiar, dois filhos enfrentando um pai cheio de culpa e logo cheio de odio, uma mãe especial e a sobrevivencia de todos. Não existem herois, somente pessoas tentando sobreviver. Tambem não existem vilões, somente os infetados, um exercito tentando conseguir algo que não pode e o caos ao redor. A musica e a tensão estão excelente como no primeiro filme, mas ja que aqui temos a criança temos uma maior simpatia , as cenas do metro é espetacular.Um grande filme sobre o ser humano nas piores circunstancia, uma visão pessimista com um excelente final que podera ser utilizado pra gancho de uma continuação, mas acho que não é essa a intenção e sim mostrar que a situação nunca se acabara... que não existe solução possivel para o ser humano, ele mesmo se encarrega de autodestruir-se.


Pontos Fortes
- Ação ( não deixa o espectador respirar, diferente da primeira) - Fotografia (parecia impossivel renovar e dar uma nova visão de Londres deserta, provavelmente por isso Boyle quis um diretor estrangeiro) - Camera (movimentos exageradamente rapidos que podem causar um certo desconforto para algumas pessoas, mas não imagino essas cenas de ação quase epiléticas sendo rodadas num tripé) - OST ( o filme tem a principal musica do primeiro (In a heartbeat) mas não abusa da musica durante o filme, na verdade usa mais o silencio) -Roteiro ( muito inteligente, que comentarei nos spoilers)

SPOILERS não leia que estragara o seu filme
O roteiro é como comentei anteriormente é bem inteligente ( ja que em todos os filmes de horror, abusam do comportamento esupido e heroico); No começo do filme, Don, o pai da familia, tem que escolher entre salvar sua mulher (que insiste em coltar atras para pegar uma criança que esta escondida num armario, dando tempo pra entrar um dos infectados) ou a sua propria vida, Don fecha a porta abandonando a mulher a propria sorte e fuge. COMPLETAMENTE LOGICO E HUMANO, assim como a tentativa de justificar-se aos filhos.O fato que um personagem valente e heroico ( o militar Doyle) morra pela propria mãos dos companheiros.A cena dos militares atirando em todas pessoas na rua e o fato que a unica cura possivel esta entre eles.A maravilhos e inesquecivel cena do helicoptero destroçando os zumbis.O 'eu te amo' da mulher de Don ( provavelmente para que Don se aproximasse e la beijasse, sabendo que assim o infectaria, A VINGANÇA É UM PRATO QUE SE COME FRIO.A cena do metro de Londres, no escuro somente com a mira noturna do rifle como orientação. PERFEITA.


Resumo da Opera
O melhor filme de zumbis jamais feito.

Nota 9

Nenhum comentário: