segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Saw 4 - Jogos Mortais 4



A orgia gore que estava esperando não aconteceu, no seu lugar entrou um roteiro inesperado.

O filme, como disse Darren Lynn Bousman à imprensa na metade de sua realização, é mais psicológico e sangrento da saga e ainda que o roteiro é bastante paranóico e deixa bastantes buracos em branco que não sei se foi feito para o quinto filme ou porque esqueceram mesmo ou porque não tem sentido.

Tem cenas fora de tom e se você for sensivel te afetara, mas que nojentas, são incomodas de assistir, filme recomendado a fans, sádicos e viciados em gore.

Não decepciona e volta a ter um final surpresa, mas se prestar muita atenção consegue descobrir antes do desfecho.

SPOILERS

-Gostei que, quem fez as armadilhas em Saw 3, não foi Amanda e sim o detetive Hoffman,
mas se supõe que em Saw 3 essas provas eram as de Amanda, já que Jigsaw colocava em prova sua vontade de viver, mas em todo caso porque castigava Amanda, se o único erro dela foi matar a doutora? No flashback do terceiro filme mostra como Amanda brigava com Eric e logo se cortava e ela dizia, 'é verdade, sou uma assassina', então porque Eric sigue vivo no quarto filme e se superou a prova de Saw 2 porque fizeram outra prova com ele nesse?

-Tambem não existe explicação sobre Hoffman ser o ajudante de Jigsaw.

-Segundo o comic "Saw - Rebirth", Jill deixa Jigsaw, oque acaba provocando o câncer nele (algo que não tem muito sentido), somente aqui mostra que foi por causa da perda do filho que ele enlouquece e mata. Deveriam ter aprofundado nesse ponto ja que o mais importate para explicar o que induz ele a jogar com a vida dos outros e que faz pensar que isso é o correto.

-Sabemos agora que a autopsia é o final e não o começo, mas o que diz no final é diferente do começo, no final diz, 'sigo entre voces'.

-A fita que Rigg pega no final, de onde saiu? porque se reproduz sozinha? e diz claramente: 'voce não salvava, apenas dava a oportunidade de sobreviver, não percebeu?', mas ele salva a garoto da armadilha do cabelo e logo mata ela.

FIM DOS SPOILERS

Mas Saw é um filme para um publico inteligente, porque pede algo mais do espectador que a maior parte dos filmes, tanto no ponto analitico ou como desobrir a chave dos enigmas. Nunca fica nada muito explícito, ao contrário, pede que descubra os detalhes que esta nela.

Para entender Saw 4, tem que prestar atenção nos detalhes, agora tem sentido a publicidade "SEE WHAT I SEE", porque pedem pra ver muito mais alem das imagens, pense como o assassino.

Me surpreendeu pelo nível, como sou fanático do gore amo o terceiro, mas esse é melhor que o segundo e o terceiro e pior que o primeiro.

Que venha o V.

Nota 8


Um comentário:

Anônimo disse...

Não gostei, não achei o filme inteligente. Deviam ter parado no 2.
Sequencias infelizes, na minha opinião.