sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Bug - Possuidos


O que aconteceu a esse filme por demorar tanto temp em festivais? Me pergunto, pq não lançavam comercialmenteem enhum pais? Seguramente os distribuidores nao entendia o espetaculo psicotico, esquizofrenico e louco de um jovem de 72 anos chamado William Friedkin dava forma.Friedkin, que por algum tempo levou as telas obras mediocres e agora nos da uma obra teatral muito parecia a 'Tideland" de Gillian. Só que a imaginação de Gilliam esta acima de Friedkin e Tracy Letts.
"Bug", não é um filme de terror e sim um filme sobre a loucura, ou não?. Um desses filmes que voce tentara explicar as seus amigos mas que nunca chegara ao que se apresenta na tela. Voce precisa ver "Bug", e vera nuvens, ondas, como os insetos do filme, de criticas negativa, de rostos surpreendidos de frente ao inesperado, o original e a loucura. Só por isso ja merece ser visto. Para os que davam Friedkin por acabado ele se reinventou.
Claro que muitos não vão apreciar porque não tera o espetaculo que queriam ver, mas "Bug" não é um trhiller tipico hollywoodiano, talvez o inicio seja um pouco aborrecido, ja que a ação acontece com calma, os personagens vão se apresentando ate que nos os conheçamos bem e o ambiente começa a ter uma tensão inquieta entre os diferentes protagonistas, uma angusta que desconcerta, um desasossego irritante que fazem eles se retorcerem e nos num espiral de duvidas e desconfiança. Depois de tudo isso começa o caminho a loucura, ao desvario, ao desespero dos personagens, que terminar nao sabendo como atuar, por estar metido numa realidade diferente a nossa e dão movimentos imprevisiveis que faz a tela vibrar, ainda mais com o talento de Ashley Judd e de Michael Shannon que são impressionantes.
Se tivesse uma balança entre defeitos e virtudes, seguramente "Bug" obteria mais virtude, desviado do interesse que marca uma proposta que em nenhum momento se permite o luxo de dar mais voltas que as necessarias e cujo final, vai pra uma linha ascedente que fecha os ultimos minutos mais louco e desequilibrado, para deixar o trabalho de Friedkin num filme para se lembrar por anos.
nota 9

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse filme é horrível! Não faz nenhum sentido e quando você acha que vai começar, termina! De longe o pior de todos que eu vi, assim como MUITOS com quem falei! Não assistam a menos que estejam muito drogados...

Anônimo disse...

Por que nao:)