sexta-feira, 6 de junho de 2008

CJ7


Alguns diretores despertam amor ou ódio, Stephen Chow é um dele e normalmente isso acontece com aqueles que tem uma personalidade bem definida que logo se reflete em seus filme, por exemplo: o odiado Uwe Bol ou o amado Tarantino.

A influencia dos mangas nesse filme e nos anteriores desse diretor esta a flor da pele, muitos defendem seus efeitos, mas esta claro que se um filme desse tipo fosse dirigido por alguém menos conhecido, estaria condenada a vagar por prateleiras de vídeo locadoras ou em sites obscuros na rede. Talvez esse delicioso filme protagonizado por um suposto cachorro alienígena, um garoto estranho, alias muito estranho (provavelmente a meia laranja cinematográfica de Chow e seu herdeiro gestual, ria você de Jim Carrey) e por um pai do estilo Sr. Valores Éticos e Morais, seja mais assistivel em uma tarde de domingo. Trilha sonora? Tem uma canção grudenta dos anos 70 e outra dos anos 80 e uma pros momentos de tensão que ameniza quando rola algo meio anime, mas a diversão e a emoção é garantida.

Chow é um esperto, uma dessas pequenas jóias brutas da cinematografia da China. Diferente de outros diretores, não se resume a um ar intelectual de alguns famosos asiáticos e igual a Kitano conta com um toque muito especial que poucos são capazes de conseguir em seus filmes. O problema é que falar de Chow é falar de um tipo de cine muito particular, mundano e inclusive pouco visto. Dentro de sua filmografia podemos encontrar com todo tipo de historia das mais absurdas que sem embargo apesar de seu aspecto simples e descafeinado conseguem exaltar todo tipo de sentimentos.

CJ7 é um filme puramente Chow, com a presença do pequeno Min Hun Fung como protagonista e com o realizador em segundo plano . Em uma família extremamente pobre composta por esses dois personagens, Min Hun representa a ilusão infantil e o respeito ao seu pai que mantém uma relação muito próxima. Chow além de trabalhar, também da lições para seu filho para fugir dos conflitos que sofre em seu colégio, uma instituição de luxo aceita o menino. A aparição de um estranho objeto alienígena é o acontecimento mais importante do filme, o motivo da metamorfose que sofrera a vida desses personagens, alem de ser o personagem animado mais fofo e chamativo do cinema oriental.

A moral do filme, como é habitual em Chow, é dirigido às classes marginais e faz eco de auto-superação que sempre são capazes de conseguir todos os personagens do diretor, como também sucedo em CJ7. Humor puro e duro combinado com uma boa dose de drama, apto para todos os públicos, um filme que vem mostrar que nem sempre é necessário um humor fino e delicado para entreter. Apesar que às vezes roça o absurdo em muitas ocasiões.

Nota 8

5 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Para falar a verdade ... o pequeno do filme, o filho do personagem de Chow na realidade ... é uma menina ...

e o filme é legal ... tem no meu blog também
abraços

Anônimo disse...

ahh eu queria saber o nome das musicas melosas!!! rsrsrs
a do final do filme, pra ser mais específica!!!


se souber, manda o nome pra miim
patriciaah@portalvr.com

Anônimo disse...

é essa ai a do final http://letras.terra.com.br/boney-m/5110/

Mako's disse...

caraio, todo mundo perguntando qual o nome da musica q toca no fim do filme (só instrumento sem vocal) não a dos creditoss, qual q é?

Mako's disse...

caraio, todo mundo perguntando qual o nome da musica q toca no fim do filme (só instrumento sem vocal) não a dos creditoss, qual q é?