segunda-feira, 31 de março de 2008

Freaks


Provavelmente a única obra prima do amante do grotesco e da mutilação Tod Browning que junto a Dracula com Bela Lugosi é seu filme mais conhecido.

Com somente 16 anos Browning fugiu de casa e se uniu a uma feira com fenômenos humanos cheio de deformações. A partir da experiência com eles, criou um dos dramas mais inquietantes e perturbador da historia do cinema. Nele, os ‘monstros’ não são frutos de maquiagem e de efeitos especiais, eles são autênticos. Em “Freaks”, o sentimento de pertencer a uma comunidade, minimiza o sofrimento da natureza deformada dessas pessoas, que se unem solidariamente quando um deles sofre uma agressão. O grande trunfo do diretor é não cair na condescendência fácil de converte-los em vitimas inocentes e tampouco em mostrar-los como monstros e sim como são como são, simplesmente humanos. Chama atenção a insegurança (exteriorizada através da maldade) dos personagens ‘normais’, inclusive sendo bem parecidos, enquanto os ‘anormais’, aceitando suas limitações se adaptaram a elas.

Rodada em um tom documental, que se nota nas seqüências que mostram a cenas da vida cotidiana dos ‘freaks’. Amante do ilusionismo, Browning nos deleita com alguns deliciosos truques de câmera que nos fazem sorrir ao percebermos o engano, mas, que encaixam perfeitamente com todo o ambiente do filme, pois nela, quase sempre as aparências enganam.

Frente ao seu tempo Browning nos deixou uma obra tão inesquecível como única, onde os monstros, não são quem pensamos.

É difícil crer que esse filme seja ma Metro, soberana dos estúdios cinematográficos dos anos de ouro, que com linha conservadora e amável dirigida para toda família, não era o veiculo adequado para dar brilho a uma ‘ave rara’ como “Freaks” (Mayer mandou, depois de sua estréia, retirar de todas as copias o logo da MGM).

Um conto cruel que deriva ate submergir ao horror.

Retrato de nossa sociedade atual.

Temos mais medos de ser corcunda ou de ter mal caráter?

Nota 10

Nenhum comentário: