quinta-feira, 6 de março de 2008

Seres Estranhos (Marebito)


Marebito não pode ser comparada com outras obras de Shimizu. Só o fato que seu protagonista seja Shinya Tsukamoto, diretor de “Tetsuo” e sua seqüência, já da pra pensar sobre a experiência que teremos.

Experiência e nunca melhor dita... porque durante os 96 minutos que nos unimos a Masuoka em sua loucura, nessa que tanto deseja sentir, em seu mórbido horror e a vontade de viver na própria carne. Isso leva a recorrer os subterrâneos do metro, ate chegar as montanhas da loucura, fazendo assim uma menção muito clara a obra de Lovecraft que leva o mesmo nome se não me engano. Ali ele encontra F, uma mulher que permanece nua e acorrentada que leva a sua casa para cuidar e tentar ensinar a socializar-se. Mas F somente consome sangue e acaba arrastando Masuoka a esse campo, convertendo-o em um assassino que deseja dar tudo para sua nova mascote.

Com esse argumento original, nos mostra uma historia estranha, sempre do ponto de vista de Masuoka e com o uso de câmeras que as vezes pode nos deixar tonto, mas é necessário para entrarmos na perspectiva do protagonista. De contra o argumento fica a sensação que foi desperdiçado num filme lento e as vezes repetitivo mas que merece ver ainda que seja para cada um ter as suas conclusões. Marebito é um quebra cabeça que cada um pode montar como quiser, deixando assim que cada um tire suas próprias conclusões de um filme bem aberto.

Para aqueles que tenham paciência e vontade de algo diferente e de pensar.

O melhor: sua originalidade e capacidade de mostrar a loucura de maneira diferente/.

O pior: sua repetição e lentidão.
Nota 4

Nenhum comentário: