quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Lions For Lambs - Leões e Cordeiros




Assistindo a esse filme tenho a sensação que algo esta mudando em algumas coisas e na forma de contar essas coisas, poderíamos estar assistindo a um documentário político ou ate mesmo o momento partidário obrigatório para o povo norte americano.

Três historias cheias de excessos verborrágicos, tão brilhantes quanto desnecessário. As três historias tem pontos de vista diferentes: o político e a televisão, o social e a rua, e o militar.

Na primeira Cruise interpreta um político arrogante do partido republicano entrevistado por uma jornalista que tem muitas duvidas sobre a existência de tropas americanas em determinados países. Tom muda o discurso de nascido em quatro de julho e aqui tenta convencer que é necessário enviar contingente militar pra a segurança do povo americano.

Na segunda Redford, interpreta um professor numa conversa com um aluno desmotivado; em um discurso que permeia o absurdo com contradições que também mostrar um ufanismo que em certos momentos sejam entendido somente pelos próprio snorte americanos.
Na terceira, soldados tentam sobreviver aos ataques dos talibãs, no que parece se tratar de ressaltar a amizade e novamente o patriotismo (essa parte do filme é totalmente desnecessária).

Talvez Redford tentasse fazer um filme minimalista, às vezes às simplificações ajudam a compreensão de um problema, mas neste caso para mim, ficou muito simplória. Boa intenção ate diria que inocente (falta algo no filme, garra ou coragem). Que apesar de tudo, passa uma mensagem de esperança baseando-se numa idéia muito norte americana e pouco real.

Talvez minha visão seja demasiadamente incendiaria, sem nenhuma esperança. Mas colocar problemas sem solução?

Melhor criticar de verdade ao ficar pela metade.


Quer um filme político? Assista todos do Michael Morre

Quer um filme americano ufanista? Assista Varsity Blues, esta recheado de gente linda


nota 5

Nenhum comentário: