quarta-feira, 9 de julho de 2008

Zona do Crime (La Zona)




Dirigida pelo uruguaio Rodrigo Plá e co-produzida pelo México e Espanha, o filme nos leva a um bairro residencial de classe media alta mexicano, que mais parece uma fortaleza, rodeada de muros com câmeras de segurança e vigilantes privados que preservam a segurança e das misérias do exterior a um grupo de privilegiados.

Mas, uns ladrões conseguem enganar a segurança do condomínio e fazem que seus habitantes vivam um clima de terror e angustia ao saber que tem um estranho solto no condomínio.

O diretor oferece em forma de thriller essa história que nos trazem um fundo de denuncia. Não somente sobre as desigualdades econômicas, contado num plano geral (fala de um bairro mexicano, mas poderia ser perfeitamente qualquer um do nosso pais ou de qualquer parte do mundo) mas sobre a segurança de todos. Parece que a solução dos ricos é ilhar-se para sentir-se seguros e esquecer do mundo que os rodeia, criando uma espécie de mundo próprio, com suas próprias regras que nada tem a ver com o mundo real. De fato, não querem ter nada a ver e nem toleram a presencia de pessoas que não sejam eles.

O filme tem certos aspectos que poderíamos recordar a “M, O Vampiro de Dusseldorf”, mas na realidade esta mais perto do filme “A Vila” de Shyamalan, mas mesmo que o ponto de partida seja similar, as motivações e os resultados são bem diferentes em cada uma. Sem duvida alguma, nesse mundo pós 11/09, parece que estamos dispostos a perder nossos próprios direitos para sentir segurança, ainda que seja uma segurança artificial.

Essa artificialidade é a denuncia do diretor, graças a um elenco linear no qual ninguém sobressai (apesar que o papel de Maribel Verdú é a que parece ter mais presença), mas que todos estão magníficos, cada um mostrando as diferentes matizes que supõe ser uma coletividade.

Além disso, uma ótima direção, fazendo circular por cima desses argumentos um aparente filme de suspense, perfeitamente planificado, para conseguir um suspense desejado e o impacto às vezes, utilizando para isso das câmeras ao ombro e até mesmo as câmeras de segurança do condomínio conseguindo manter o fio, tudo isso narrado de forma rápida e precisa.

Um diretor a ter em conta no futuro.

Nota 8

Um comentário:

Beto disse...

Mais um filme para a lista! Parece muito bom, viu que estão regravando o REC? Chama Quarantine.

Estou aguardando a legenda do banheiro do papa também.

abs!