domingo, 27 de julho de 2008

A Ilha da Imaginação (Nim's Island)


A escritora canadense Wendy Orr escreveu e publicou há quase dez anos um livro infantil de umas centenas de paginas que seria sua obra mais conhecida, com o mesmo titulo do filme que falamos “Nim’s Island”. Teve o bom senso de não inventar uma saga em um mundo fantástico, em outra galáxia ou algo no estilo. Algo que começar e termina e pronto. Além disso, é um alivio encontrar uma historia que se não foge do convencionalismo infantil, mas que se desenvolve num lugar possível e com um toque nostálgico e ainda que não seja muito animado também não é desagradável.

Uma escritora fechada dentro de seu apartamento na cidade sofre de agorafobia e uma menina que vive numa ilha deserta é a contrapartida que coloca o filme como uma declaração clara do amplo espectro e situações desiguais que envolvem seres humanos em sua rotina diária. A conexão é um pedido de ajuda através da internet e de um personagem fictício que esta organizando o encontro na ilha para que um resgate possa acontecer. O filme brinca com os estereótipos do herói corajoso que vai tudo bem pra ele, aqui a fraqueza e as duvidas inundam o personagem que deve resolver a situação do incondicional amor de uma filha ao seu pai que esta em perigo de morte. Até os animais que sem capacidade de racionar podem ser chamados de heróis. O conceito de trabalho em equipe é forte, a aventura e a ação são convidadas de luxo num filme familiar ecológico que não faz mal a ninguém.

Tem animais espertos, aventuras no mar, paisagens paradisíacas, a menina Abigail Breslin (para sempre a pequena miss sunshine), tudo isso torna o filme bacana. Confesso que a maior parte do filme me cansou, mas em conjunto se torna muito mais claro. Objetividade ou subjetividade? Visão de um adulto ou de uma criança? Empate.


Nota 5

Nenhum comentário: