segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Felon


Um intenso e emotivo filme que combina o suspense carcerário com cotas de drama sensibilizador derivado das terríveis conseqüências que acarreta quando se é um prisioneiro.

Em especial. “Felon” centraliza em criticar a frieza e a burocracia das leis, também não deixa de lado o clichê dos guardas carcerários corruptos que aprontam das suas e tentam deixar claro que a prisão não cumpre com seu objetivo de reabilitar sua população para sua reintegração na sociedade.

Mas, alem de seu fundo ideológico, tem um feroz e emocionante suspense sobre os códigos intra-prisional, sobre o modo como o direito penal fica retido na entrada da penitenciária para dar lugar à instintiva lei do ‘olho por olho, dente por dente’, que é a base padrão para a sobrevivência.
Onde, para sobreviver tem que saber estrategicamente com quem se unir e com quem manter distância, aonde o contexto belicoso vai moldando negativamente o comportamento do indivíduo que tenha entrado no serviço penitenciário promovendo uma transformação radical.

Surpreendi-me com as interpretações do duo, não tanto por Val Kilmer que sempre mostra seu talento, mas sim, por Stephen Dorff que aqui convence com um personagem cheio de vigor.

É um divertido e emocionante suspense carcerário carregado de altas doses de violência, com uma densa e perturbadora atmosfera cheia de miséria.

Infelizmente em certas partes o filme perde a sobriedade e realismo por alguns deslizes no roteiro, que o torna um pouco previsível e não muito credível pelo senso comum.
Também acho que medo do diretor se arriscar afastando um pouco os convencionalismo e jogar com uma alternativa mais incisiva e menos sensível.

Nota 7

2 comentários:

Anônimo disse...

tb me interessei por esse filme.

rodney

Peter Cera disse...

rodney

quem é vc?
rs