terça-feira, 6 de abril de 2010

O Segredo dos seus Olhos (El Secreto de sus Ojos)


O cinema argentino segue cometendo o mesmo erro em todos seus filmes: a falta de credibilidade em seus personagens e nas interpretações dramáticas. Se as situações não são críveis, a história pode ser muito boa, porém, perde o interesse.

Darín não é um ator versátil, sempre é Darín em todos os filmes não muda muito nem os gestos, nem os olhares, nem nada. O personagem de Francella, talvez tenha um melhor feito, mas as situações divertidas que gera, tira ainda mais a credibilidade do filme, que acredito, deveria ter mais ‘dark’.

A lei fundamental da narrativa, seja literária ou cinematográfica, é que todos os elementos devem estar a serviço da história. No entanto, quando isso falta, acontece que os elementos que devia estar a seu serviço, tomam relevância e ocupam lugar de destaque. Isto é o que acontece nesse filme. A trama pretende narrar duas tramas românticas, um assassinato misterioso e o contexto da repressão política. Quando quer fazer tudo, acaba não fazendo nada. Assim, as histórias oferecem furos por todas as partes e o diretor se perde em movimentos de câmera e enquadramentos tão requintados quanto desnecessários.

Em suma, quando a historia perde a força por causa do eixo central, surge a desespero da direção que, finalmente, faz você sentir-se indigesto.

Mas nem tudo esta perdido, algo posso destacar no filme: a reflexão sobre as memórias, que resulta num assunto profundo e tratado com precisão e habilidade.


Nota 6

2 comentários:

BRENNO BEZERRA disse...

Uau! 6?

Anônimo disse...

fantástico... intrigante... nota 8!

um desdobramento possível: se tivessemos prisão perpetua no Brasil... a certeza de que certos criminosos nunca sairão da cadeia...