terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Preciosa - Uma História de Esperança (Precious)


Uma autêntica obra de arte, tão hábil e segura de si como a própria direção de Lee Daniels. Esse não poderia fazer que acreditasse no filme a menos que fosse capaz de acreditar na própria Precious. E o faz.

Sua historia supera a qualquer: abusos sexuais por partes do seu pai, abuso físico, verbal e psicológico presenteado pela própria mãe, provocações e insultos dos companheiros do colégio... Esse é o seu dia a dia, com apenas 15 anos!

Às vezes, acredita em sua mãe quando ela grita que é apenas uma mancha feia de gordura negra; às vezes, se convence de que tudo o que acontece é porque realmente é estúpida; em outras gostaria de estar morta...

Mas apesar de tudo e apesar de todos, tem ilusões e não deixa ninguém destruir suas esperanças e aspirações: ela quer estudar, ser boa mãe, encontrar um namorado de verdade. Ainda que saiba que não é bonita e que esta obesa, sempre se enfeita, às vezes com um colar de plástico com contas coloridas, outras penteando sua franja todas as noites. E cada vez que algo de ruim acontece, longe de deixar se abater, ela sonha. E em seus sonhos se libera de tudo o mau e o feio: tem musica, luzes brilhantes, lindos vestidos e um lindo garoto que a quer tal como é. E enquanto sonha, ainda que começa acontecer coisas boas, segue ocorrendo coisas horríveis, porem nunca se deixa abater.

É uma viagem pelo lado mais sórdido da vida humana e também uma historia de perseverança e luta incrível. Com uma musica fantástica e algumas pontas de luxo como Mariah Carey e Lenny Kratvitz, mas tudo iluminado pela atuação soberba de Mo`nique que ganha seu ódio desde o primeiro segundo que aparece na tela.

Como disse Einstein: “A imaginação supera o conhecimento. O conhecimento é limitado, porem a imaginação molda o mundo”. A imaginação de Precious é sua salvação.


Nota 10

2 comentários:

BRENNO BEZERRA disse...

Muito na expectativa.

pseudo-autor disse...

Amei! Com certeza o filme mais corajoso do ano. E a M'onique, que eu considerava um desperdício de tempo nas telas me surpreendeu - e muito! Já estou no aguardo do próximo trabalho do diretor Lee Daniels.

Cultura? O lugar é o Jukebox:
http://culturaexmachina.blogspot.com