quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Avatar




Avatar é um filme que combina de forma insólita os três pilares de uma obra prima: entretenimento, arte e educação, tudo em uma aventura de imersão, exploração, ciência e sentimentos.

Na verdade, este filme não é uma historia e sim uma experiência. É algo a ver e abraçar, algo que deve sentir. Algo que ninguém deve perder e não pelo amor intenso ao cine, mas sim pelo amor ao mundo, ao amanha, as pessoas, a vida e as alternativas, no seu lado belo e cruel.
Este tem a forma de uma metáfora cruel, sobre a frágil condição do homem rodeado de tecnologia, representado por um soldado espacial confinado em uma cadeira de rodas; esse personagem, um dos muitos ‘personagens feridos’ do filme, é o único consciente de sua fraqueza. Os outros, sem saber, também estão imobilizados embora de forma ilusórias de veículos, armas e armaduras errantes.

Somente deixando pra trás tudo isso e aprendendo a amadurecer e sonhar de verdade, pode abraçar a natureza e encontrar algo realmente valioso que temos perdido e depois andar de novo.

Sem a pretensão de iniciar um subterfúgio, parece pertinente observar que no cinema tudo já foi dito. O único que permanece aberto e renovável é a forma de contar. E, certamente, a história do cinema é um bom exercício para verificar o antes enunciado.

A principal idéia de “Avatar” é que o primeiro inimigo que temos que vencer somos nós mesmo. Nesse diálogo interno, sobre esta vida e a outra, nessa busca no ‘nirvana’, apenas nós mesmo somos capaz de encontra, metaforizada em ‘Tsahik’. E também ao mesmo tempo, derrotar os preconceitos, simbolizados no filme em batalhas e lutas.

Agora, James Cameron condiciona com seu estilo sublime e magistral, que se não faz parte do imaginário coletivo, de que outras formas podem observar visualmente os recantos da alma? Como deve ser essa viagem interior - as informações sinápticas entre os neurônios -, perfeitamente simbolizados no filme por meio da Árvore de Vozes. Como falar consigo mesmo (Tsahik)?

Sem duvida uma das melhores idéias de “Avatar” é o ambientalismo que promulga: a união dos humanóides com a natureza e animais através das ligações é utópica e ainda bonita. Desejamos que realmente esse mundo existisse. Pessoas que vivem em perfeita harmonia com os animais, que se comunica com eles e os respeitam, tudo conectado e tudo que nasce de Pandora retorna a ela. Inveja dessa raça.

O roteiro previsível é totalmente perdoável depois de tamanho deslumbre.

Nota 9

Nenhum comentário: