sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Avatar (nao aguentei e fui de novo no cinema)

Fui novamente ao cinema assistir essa grande obra que realmente é um clássico instantâneo, para mim é um dos melhores filmes do seu gênero. Ainda que a história se passe neste mundo de fantasia surpreendente, no fundo o filme nos toca-nos a todos no que diz respeito a humanidade. ‘O mundo esta morrendo’ é a terrível sentença que o personagem de Worthington menciona em sua oração ao Deus dos Na’vi e infelizmente, referindo-se a nós como humanidade e nossa amada Terra. Já que o egoísmo e ambição desmedida do ser humano são a grande causa de terríveis tragédias e perdas. E esta em todos os níveis: destruição de obras de artes, escritos e cidade, até a exterminação de povos inteiros e ecossistemas; simplesmente porque não pensam da mesma maneira ou prejudicam nossos interesses. O ‘fique ao lado, porque agora farei minha vontade’ é parte da tendência inata à arrogância dos seres humanos a medida que eles adquirem poder em seus distintos níveis. Este é, portanto, o tema principal desse grande filme. Grande realmente, uma maravilha da ficção cientifica. Acho que tecnicamente pode ser o melhor filme já feito, como discutido antes mesmo de seu lançamento, simplesmente impressionante, de deixar de boca aberta ao ver esse magnífico mundo novo, que é tão palpável e tão bonito que nos dá vontade que exista pra podermos visitar.

Trilha sonora prodigiosa do mestre Horner, performances dignas em bons personagens que chegam emocionar de verdade. Uma historia para sonhar e refletir. Como já disseram, ‘respeitar o direito alheio, é a paz’.

Pode que às vezes, pareça maniqueísta, ao apresentar vilões representantes de companhias (algo parecido com Aliens ou Terminator, também do mesmo diretor) como seres sem compaixão e dispostos a passar por cima de quem seja, para conseguir seus objetivos, mas muitas vezes a Historia nos deu razão para que isso aconteça dessa forma. Parece ridículo, mas o ‘saia de sua casa, que tenho que usar ela agora para o meu beneficio’, temos visto de maneiras menos agradáveis através dos anos em diferentes partes do mundo. E o herói clássico que chega com uma mentalidade bélica e corporativa, mas o ficar em contato com as tradições e costumes de dito povo, muda sua forma de pensar e se converte em peça fundamental de sua defesa e proteção. Ainda assim, não estou cansado desse herói, que nos faz lembrar e repensar sobre o que realmente é importante na vida e neste mundo.

Nenhum comentário: