quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Transsiberian




Emocionante filme de suspense que diverte graças ao enredo bem armado. Uma história com muitos enredos que vai aumentando a intensidade e o nervosismo, resultando em uma história onde misteriosos personagens são combinados com deliberada sobreposição, uma sórdida atmosfera onde a desconfiança e o perigo rondam constantemente, sugestivas paisagens geladas e claustrofóbicas sensação da impossibilidade de escapar quando o perigo ameaça inesperadamente entre as paredes dos vagões.

“Transsiberian” nos presenteia com interpretações sólidas do elenco, onde para mim Emily Mortimer consegue a interpretação mais convincente de todas, encarnando uma mulher que tenta esquecer os erros do passado e que não quer reincidir por amor ao homem que escolheu pra ser seu. Claro que as dificuldades vão se armando uma após a outra no Expresso Transsiberiano, colocando tudo muito mais difícil.
O resto do elenco acompanha corretamente, destacando Woody Harrelson como o esposo solidário que se envolve sem intenção em assuntos perigosos, o espanhol Eduardo Noriega e Kate Mara como coadjuvantes contribuindo intrigantemente com seus enigmáticos personagens e é obrigatório citar a experiência e o desempenho de um sóbrio Bem Kinsgley que espalha toda sua sabedoria para interpretar um personagem que detém bastantes surpresas.

O filme cativa porque seus cenários geram sentimentos de ansiedade e insegurança, porque o Expresso já não da margem à segurança, porque o território russo é hostil..., mas, sobretudo porque o argumento é bem orquestrado e vai conseguindo uma tensão emocional crescente com as tramas se desenvolvendo e mostrando situações complexas onde o menor erro significa a morte.

È um filme sobre crimes, trafico de drogas, corrupção, mentiras e verdades ocultas tingida de muita maldade onde a intenção de fazer o bem se dissolve rapidamente ar tão sombrio em que é inalado dentro do trem e nesses desolados e congelados cenários naturais da Lituânia.

Um filme intenso com suspense e tensão ao melhor estilo Hitchcock, um suspense frio repleto de planos escuros que deslizam sobre trilhos... Sobre frios e congelados trilhos de aço!

Nota 8

Nenhum comentário: