segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

30 Days of Night - 30 Dias de Noite


David Slade faz um filme regular que consegue roçar o suspense extremo.

Lacunas no roteiro e muita ausência de racionalidade, isso sem falar dos efeitos e alguns detalhes minimalistas que somente os fãs irão gostar, mas no seu conjunto foi um filme que no seu desenho e expectativa me decepcionou, não totalmente porque desde sempre assistindo o trailer, não esperava muito, mas devido à obra espera mais. O final pseudo poético esta distante de ter qualquer originalidade, algo que já se viu em “Entrevista com o vampiro” e que não mostra nada de novo aos filmes da índole, mas talvez o pior seja sua pretensão de ser o que não é.

A falta de definição (às vezes precisamos de excessos de explicações), a sua exagerada confiança na boa fé do espectador para entrar no jogo sem esforçar tudo que poderia.

No resumo, ’30 dias de noite’ é um filme de gênero contundente, claustrofóbico, que 60% de suas possibilidades realizadas pelo menos por alguém que sabe criar atmosferas doentes e horrorosamente apaixonantes.

SPOILERS

Vampiros malvados e com dentes e olhos negros aproveitam os 30 dias correspondentes de escuridão de um povoado no Alasca para dar sua festinha de carne e sangue.

O vampiro chefe tem cara de vendedor de seguros de cabelos brancos que em vez de gel usa sangue e uns vampiros bobos, como um gordo que da vontade de rir ou uma garota que o rosto me lembra um leão marinho com Geena Davis em Beetlejuice quando deforma seu rosto. Um filme peculiar onde o herói Josh faz tantos sacrifícios que da vontade de aplaudir o criador da HQ e o diretor, também tem um cara que desaparece uma hora e meia do filme e volta aparecer e você fica pensando... Que é esse filho da puta? Um dos personagens mais carismáticos do filme morre e faz muita falta.

O filme começa no dia 7 e acaba nos 30, mas em três passos.
Queria que minha barba crescesse pouco como a do Josh em 30 dias, talvez seja que a barba cresça somente de dia.



Nota 6

Nenhum comentário: