quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

500 Dias com Ela ( (500) Days of Summer)


Ao contrário de outros filmes, caracterizados pelo típico ‘garoto encontra garota’, 500 dias começa por convencer o espectador que a relação que vamos ver não vai acabar bem. A partir desse ponto de partida, que parece mais que interessante alguem pode dizer não vale a penas seguir assistindo, porque sabemos o final. A graça de um filme romântico esta no ‘suspense’ de que apesar da tristeza, o amor triunfa diante de todas as adversidades.


Porém, aqui nada disso acontece. Garoto conhece garota, isso acontece. Nos mostra paralelamente como vão se formando a relação entre os protagonistas, assim como vão rompendo.

Mostra-nos os diferentes momentos que pode acontecer num relacionamento. O toque de humor não pode faltar. Mas isso não é um amor punk com situações bizarras quase aleatórias, o humor aqui reside nos momentos diários e expressões que chegamos a dizer mais de uma vez. Então o filme esta mais próxima da realidade e, assim, se conecta com o espectador, que consegue sentir mais perto da trama.

Indiscutivelmente, o filme nos da, a cal e a areia, jogando com os saltos no tempo, entregando-nos momentos diferentes da relação. São cenas diferentes que são ligadas pela passagem do tempo e que separadas cria um contraste que não nos deixa indiferente.

Tom Hansen, o protagonista e anti-herói da historia, é um jovem preso a um trabalho que não gosta e que sonha encontrar o amor. Joseph Gordon-Levitt esta brilhante em sua atuação, tanto que nos momentos cômicos (como a cena do musical) e nos amargos. Além da química que entre ele e Zoey Deschanel é inegável. O personagem de Summer é fofo e misterioso ao mesmo tempo, os olhares perdidos e ainda repleto de significados, torna mais fácil conectar com ela, já que parece que ela pertence a outro mundo.

O desenvolvimento do filme é original, alem dos saltos de tempo e as elipses, a trilha sonora é usada para dar dinamismo às cenas. Os diálogos agridoces porem reais, fazem que esse filme sirva de reflexão sobre esse imenso universo que é o amor. Apenas podemos chegar à conclusão que o amor é isso, um vasto universo.

Nota 10

Um comentário:

BRENNO BEZERRA disse...

Também gostei muito e tem um MEME para ti em meu blog.